O que é astrologia afinal? Como funciona? Entenda conceitos!
Sem dúvidas, em algum momento da vida você já ouviu falar sobre astrologia, concorda? Mas, pode ser que não tenha parado para pensar no significado desta palavra! Neste artigo, nós lhe explicaremos o que significa o conceito, e também quais são os aspectos envolvidos e pertinentes ao assunto!
Conceito de astrologia
Quando se pensa no significado do termo “astrologia”, tem-se que:
- Astro significa estrela ou corpo celeste;
- Logia significa estudo.
Então, a astrologia seria um campo que estuda os corpos celestes e as estrelas. É possível ir além, dizendo que esta pseudociência busca entender como o posicionamento dos astros interfere no comportamento humano. É a partir daí que surge o conceito de signos, horóscopo, mapa astral, e uma série de outras questões que você com certeza já conhece.
Como ela funciona?
Na astrologia, acredita-se que todo o universo está conectado. Consequentemente, a posição em que os astros e planetas se encontram, poderia influenciar diretamente a vida dos seres humanos. Como exemplo, podemos mencionar o mapa astral. Ele traz que, conforme o posicionamento dos corpos naquele momento, sabe-se como o nascido será e como viverá.
Quem trabalha com a Astrologia?
O astrólogo é o profissional responsável por entender esta dinâmica do universo, e consequentemente, traz como será o impacto para os seres humanos.
Tudo isso é possível através do uso da madala astrológica, que nada mais é que um “mapa” com o registro da posição dos corpos.
Consequentemente, torna-se possível criar o mapa astral de indivíduo, dizer o horóscopo daquele dia, e muito mais. Como é de se imaginar, trata-se de algo extremamente complexo, que exige estudo e muito conhecimento.
Sobre os signos
Depois de entender estes conceitos gerais da Astrologia, é provável que você esteja se perguntando o que são os signos, não é?
Em linhas gerais, pode-se dizer que eles se fundam da posição do Sol no momento do nascimento daquele indivíduo. Como você já deve saber, há 12 signos do zodíaco:
- Áries;
- Touro;
- Gêmeos;
- Câncer;
- Leão;
- Virgem;
- Libra;
- Escorpião;
- Sagitário;
- Capricórnio
- Aquário;
- Peixes.
Os signos conseguem determinar como será a característica de determinada pessoa, baseada na data de seu nascimento.
A explicação para tal seria de que, a partir do posicionamento do Sol naquele momento, tem-se uma influência sobre os comportamentos daquele indivíduo.
Mapa astral
Outro tema que costuma despertar interesse e curiosidade nos indivíduos é o mapa astral. Provavelmente, você já ouviu falar que ele está relacionado com o dia e a hora do nascimento, concorda?
Além do “signo” (determinado pela posição do Sol), acredita que o posicionamento dos demais astros seria capaz de determinar comportamentos e personalidades.
Então, ao saber o momento exato do seu nascimento, e conectá-lo com o Universo naquele momento, é possível tecer uma série de informações sobre quem nasceu naquele dia e horário.
Com isso, surge o seguinte ponto: pessoas do mesmo signo podem ser diferentes, visto que o mapa astral de ambas difere. Dentre as vantagens de saber o seu mapa astral, pode-se mencionar:
- Entendimento de uma série de problemas que permeiam a sua vida;
- Possibilidade de autoconhecimento;
- Visualização da sua própria personalidade;
- Motivação para melhorar os seus pontos positivos.
Se você ainda não fez o seu mapa astral, saiba que esta pode ser uma excelente oportunidade para tal!
Inferno e Paraíso astral
Provavelmente você já ouviu falar nestas duas expressões, concorda? O chamado “Inferno Astral” refere-se ao período de 30 dias que antecedem o aniversário de uma pessoa. Porém, para a astrologia e especialistas no assunto, isso não passa de uma crença popular, e não há nenhuma verdade ou explicação associada a tal.
Já o “Paraíso Astral” se refere à caminhada do Sol na quinta casa do zodíaco. Isso significa que, neste momento, cada signo tem uma combinação perfeita quando o assunto é amor e romance.
Agora você tem algumas informações “a mais” sobre Astrologia para compartilhar com seus colegas, amigos e familiares. Concorda?
A Astrologia prevê o futuro?
Esta é uma dúvida muito frequente dentre os indivíduos, e que costuma ser dita como verdade pela crença popular. A Astrologia não tem o poder de prever o futuro e dizer exatamente o que irá acontecer em determinado momento. Isso porque, há vários outros fatores envolvidos:
- Energia dos astros naquele segundo;
- Comportamentos e atitudes dos indivíduos (incluindo a si mesmo);
- Existência de impulsos e necessidade de tomar decisões;
Por fim, pode-se dizer que a Astrologia é uma pseudociência que visa auxiliar os seres humanos a entenderem determinadas situações e a sua própria personalidade, sem que isso seja entendido como uma verdade absoluta!